Abordar a ansiedade como uma tecno-ansiedade é o tema central deste 14º episódio. Alguns pontos foram traçados para formar a trama que une tecnologias (mais especificamente, modos de uso das mídias digitais) e o grave problema de saúde pública da ansiedade. Eis alguns:
1. Dilema e conflitos entre a perspectiva dominante da psiquiatria e a linha heterodoxa e interdisciplinar que contempla questões sociais.
2. A dor e o horror do Holocausto (sem ansiedade); a ansiedade crônica e aguda da sociedade pós-moderna e neoliberal: ausência de grandes narrativas e mantra do empreendedor.
3. As mídias e a ansiedade; a informação e a ansiedade. Cérebro e capacidade de recepção de informação: ainda somos caçadores-coletores.
4. O celular como dispositivo de violência: o mundo convergido, de forma intangível, num único objeto.
5. A pobreza sensitiva do digital e a saúde da materialidade: a informação acrescida de limite, lentidão, pausa, conforto, tons, cheiros.
5. A curadoria tecnológica radical (começando pelo básico).
Isso e muito mais. Porém, antes do play, conselho de ordem ética, pautado pela coerência: vá com calma, vá aos poucos. Escute e reflita. Escute e largue o celular por algumas horas.
Referências:
1. "É isto um homem?", Primo Levi (editora Rocco): https://www.rocco.com.br/livro/e-isto-um-homem/.
2. "Uma vida interrompida", Etty Hillesum (editora Âyiné): https://ayine.com.br/catalogo/uma-vida-interrompida/.
3. "No enxame: perspectivas sobre o digital", Byung-Chul Han (editora Vozes): https://www.livrariavozes.com.br/noenxame8532658512/p
4. "Sociedade paliativa: a dor hoje", Byung-Chul Han (editora Vozes): https://www.livrariavozes.com.br/sociedadepaliativa6557130021/p
5. "Por favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo", Byung-Chul Han (editora Vozes): https://www.livrariavozes.com.br/favorfecharosolhos6557130170/p
6. Transformações do Sofrimento Psíquico, Christian Dunker (palestra Café Filosófico): https://www.youtube.com/watch?v=m2eNsp18rNA
Compartilhe esta publicação